O projeto levou em consideração principalmente a diversidade de funções exercidas no mesmo espaço, estando todas relacionadas. O mobiliário foi desenhado para que todos os espaços fossem versáteis, fluídos, racionais e flexíveis.
A sala de aula é o núcleo organizador do espaço e principal protagonista: ao seu redor se desenvolvem as demais atividades e espaços.
Em uma medida de reaproveitamento de materiais, o parket do piso pré-existente é utilizado como revestimento de mesas, banco e parede, trazendo uma tonalidade mais quente e confortável.
Mesas móveis de formato triangular facilitam a mudança de layout do espaço de sala de aula e permitindo o arranjo ideal para trabalhos em grupo.
Uma pequena copa escondida por portas tipo camarão para servir os bolsistas e público de permanência prolongada.
Os pufes e banquinhos do estar podem ser guardados embaixo da bay window. Esta permite a visualização do laboratório, até então escondido, e convidando os alunos a conhecer o laboratório.
As bancadas de equipamentos foram desenhadas para dar suporte aos equipamentos existentes e fixar seus painéis correspondentes. Além disso, baús e bancos servem de apoio para guardar e observar equipamentos.
O móvel que serve de divisória é modular.
Seus módulos, alguns fixos, outros móveis, permitem a mudança do layout e a transição das bancadas para a sala de aula. Os armários abrigam equipamentos de sala de aula e componentes para estudo.
A iluminação replica o desenho das mesas e ressalta as linhas da cobertura em shed. As bancadas possuem iluminação pendente próprias.
Mesa de reunião destinada para uso do professor coordenador do laboratório para pequenas reuniões. Mais ao centro, bancada de trabalho destinada para uso do projetor e demais recursos de sala de aula.
Este projeto foi elaborado na disciplina de Ateliê de Arquitetura de Interiores, como primeiro exercício do semestre, a pedido do professor coordenador do laboratório LEPTA Bruno de Rosso Ribeiro, que levou sua demanda às professoras.
Os projetos foram pré-selecionados, e levados à CARRIER, empresa que deverá patrocinar o espaço. Este é um dos projetos que configura a lista dos 8 pré-selecionados e aguardam avaliação.
Levantamento da pré-existência: Filipe Campos (ArchiCAD)
Projeto e modelagem: Alessandra Soster
Imagens: Alessandra Soster